Atividade física e saúde feminina: iniciar dieta e exercício físico com objetivo de perda de peso estão entre os tópicos mais citados nas promessas de ano novo e dão aquele “up” na saúde e qualidade de vida! 2016 começa, sim, antes do Carnaval. Basta querer!
As academias estão fervilhando e os parques movimentados… Tenho me deparado com muitas mulheres tentando entrar na linha, seja no consultório ou nas minhas idas ao Parque do Ibirapuera e pedaladas ao trabalho (utilizo a bicicleta para me locomover e aproveito para me exercitar também!).
Quem é minha paciente sabe o quanto abordo este assunto com vocês e estimulo sua prática!
Benefícios da atividade física para a saúde feminina
Os benefícios da atividade física são incontáveis:
- Melhora a disposição
- Melhora a auto-estima, o humor
- Proporciona sensação de bem-estar e de dever cumprido
- Estimula o sistema cardio-vascular
- Favorece o sistema osteo-muscular
- Regula o sistema hormonal, diga-se de passagem: sem vasinhos nas pernas, celulite; a pele e cabelos ficam mais firmes
- Intestino funciona melhor
- Melhora em quem tem, ou ainda, previne doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, osteoporose, depressão, demência, etc.
Mas e a parte ginecológica?
A prática regular de exercícios físicos promove alívio dos sintomas da TPM. Inchaço e dor de cabeça relacionada à menstruação vão embora. Os ciclos ficam mais reguladinhos e existe menos dificuldade para engravidar em quem tem a famosa Síndrome dos Ovários Policísticos. Até a vida sexual fica melhor, com mais disposição sexual por parte da mulher que se exercita.
Uau, quanta coisa, né?!
Mas agora vão algumas dicas de cuidados nesta vida de atleta… Iniciante e amador, ok?
Dicas para quem quer praticar exercícios
- Cuidados com a alimentação e hidratação
- Não façam loucuras como pular refeições ou dietas muito restritivas. Vocês sabem que sou totalmente contra
- Seja equilibrada: reeducação alimentar
- Não usem moletons ou roupas pesadas, que prendam os movimentos
- É necessário vestir roupas leves que ajudem na transpiração e evitem o superaquecimento da máquina (seu corpo), utilizando tênis confortáveis para evitar lesões
- Hidrate-se adequadamente pois perdemos muita água na transpiração e até na respiração: se ficar com sede, provavelmente já está com algum grau de desidratação! Atenção
- Ao ar livre, não se esqueçam do protetor solar
E agora vem as queixas ginecológicas que podem aparecer em mulheres que praticam atividades físicas. Fiquem de olho:
“Doutor, acho que estou com infecção de urina: ela está mais escura e com cheiro forte!”
“Faz um tempinho que começou um corrimento com cheiro estranho, agora está coçando a minha virilha…”
“Tem ardido quando tenho relação sexual com meu namorado(a)!”
Anteriormente escrevi sobre secreção vaginal ou corrimento vaginal e infecção urinária. Então: urina escura e com cheiro forte não é necessariamente infecção. Pode somente estar mais concentrada pois você ingeriu pouco líquido no decorrer do dia!
Coceira na virilha, ardor para urinar e dor durante a penetração sexual podem ser indicativos de inflamação genital, seja por corrimento devido a desequilíbrio da flora vaginal com o aquecimento e maior umidade local ou ainda dermatites, irritações por causa do atrito da calcinha ou shortinho com a pele da virilha e mucosa da vulva!
Se estiver menstruada, e estiver incomodada com o absorvente na calcinha, coloque o absorvente interno ou mesmo o copinho (coletor menstrual intravaginal). Ah, tente não usar o protetor diário. Mas se quiser, converse com seu ginecologista para avaliar a necessidade.
Dica principal: oriente-se! Ginecologista, nutricionista, educador físico, cardiologista… Estamos preparados para ajudar a curtir seu exercício e estimular para que faça parte de sua vida, sempre!