É corrimento vaginal com cheiro e sem cheiro… Coça aqui e acolá… Arde pra fazer xixi! O que fazer? Prevenir é melhor que remediar, com certeza!!
Vem chegando o verão, mais calor, férias… Carnaval! Uma sequência de bons momentos, curtição, mas, às vezes, sucedidos de sintomas bem chatinhos para vocês, mulheres.
E aqui vão algumas dicas para prevenir o surgimento destas queixas:
- Hidrate-se bem e não fique longos períodos sem fazer xixi – nesta época de calor, nos desidratamos com mais facilidade, propiciando a proliferação bacteriana e o aparecimento de infecção urinária
- Use roupas mais leves e menos apertadas; durma bem à vontade, se possível até sem calcinha – com o aumento da temperatura do ambiente, a região íntima também fica mais quente, suando mais e propiciando a mudança da flora vaginal… Aí aqueles corrimentos incômodos dão as caras
- É comprovado que no verão as pessoas aumentam a frequência sexual, portanto, não esqueçam de se proteger com preservativo masculino ou feminino. Além da gestação não programada, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estão à solta: HPV, herpes, sífilis, AIDS, gonorreia… Melhor nem pensar
Informação importante sobre corrimento vaginal e infecção urinária que poucos médicos comentam:
Se estiver suspeitando de infecção urinária por mais de três dias aproximadamente, ou estiver com um corrimento muito incomodo há mais de cinco dias, não hesite, não aguarde consulta no consultório de seu médico, procure um pronto-socorro, certo? Se esperar demais, as coisas podem ficar bem feias, evoluindo para infecções graves!
Para estes probleminhas acima, pode ser necessário antibiótico, seja um creme vaginal específico no caso de corrimento, seja por via oral em infecção urinária ou corrimento. Somente o médico pode avaliar a necessidade e a gravidade do caso! E em relação à DST, nem deixe chegar perto! Protejam-se sempre!
Participei de reportagem sobre higiene íntima publicada recentemente no site da Revista da Mulher. Leia mais sobre higiene íntima.