O estadiamento é como uma ferramenta para avaliar o grau de disseminação do tumor. Por meio dele, planejamos tratamentos pré e pós-cirúrgicos, e definimos a melhor estratégia terapêutica. Dependendo do estadiamento de um determinado tumor, a sequência do tratamento pode mudar. Temos sempre em mente proporcionar o melhor para o paciente, tanto no que se refere à cura da doença quanto à qualidade de vida.
O que é o estadiamento do câncer?
Estadiamento é um termo utilizado em oncologia para definir o acometimento oncológico de um paciente em um determinado momento.
É fundamental a sua compreensão para o planejamento terapêutico, a fim de se trazer o maior benefício possível ao paciente e minimizar os riscos de recorrência e do próprio tratamento.
O sistema mais utilizado atualmente é chamado de TNM, o que nos permite predizer sobre as chances de cura e necessidade de tratamento adjuvante (complementar com radioterapia ou quimioterapia, por exemplo), após a cirurgia. Também auxilia a fazer escolhas de neo-adjuvância (tratamento antes da cirurgia) para diminuir o tamanho do tumor antes de operar.
O que é TNM?
Esse sistema leva em conta:
- T: Tamanho, localização e infiltração do tumor
- N: Linfonodos regionais
- M: Metástases à distância
Cada tipo de tumor sólido tem sua classificação específica.
De posse destas informações, o especialista em cirurgia oncológica avalia, antes de qualquer cirurgia, qual é a melhor conduta a seguir com cada paciente.