O que é mioma: tão falado, tão mal dito, mas, com pouca razão! É um problema que assusta as mulheres, às vezes, mais que a endometriose.
Estima-se seu comprometimento em torno de 20% a 50% de mulheres entre 20 e 50 anos. É motivo de 35% das histerectomias (retiradas de útero) nos Estados Unidos. Agora, calma! Em sua maioria não apresenta sintomas e NÃO necessita de tratamento algum, seja medicamentoso ou cirúrgico. É necessário apenas o acompanhamento médico.
Mas o que é mioma?
Os miomas, leiomiomas ou fibromas uterinos são considerados tumores benignos em que a transformação para câncer é extremamente rara (0,04%). É mais frequente em mulheres negras (três a oito vezes mais) do que em brancas. A obesidade facilita seu crescimento (a cada 10 quilos aumenta em 20% o risco de surgirem) e o fator familiar é presente.
Também considerada uma doença relacionada à exposição do estrogênio circulante, os miomas têm seu crescimento máximo durante a idade reprodutiva. Originam-se da musculatura lisa do útero (miométrio), com apresentação muito variada – desde único a múltiplos (5, 10, 15…), pequenos a grandes (5cm, 10cm, 15cm…).
Podem ser encontrados dentro da cavidade do útero (submucoso), no meio da camada interna do útero (intramural) ou ainda por fora do útero (subseroso).
Sintomas e diagnóstico
São muito comuns as queixas de hemorragia durante a menstruação, cólicas menstruais fortes, uma massa no pé da barriga. Em alguns casos, é até causa de dificuldade para engravidar.
Seu diagnóstico nos dia de hoje é fácil. A suspeita é levantada pelos sintomas e um ultrassom transvaginal simples consegue determinar sua presença. A depender, podemos solicitar a ressonância magnética para entender mais precisamente a localização, quantidade, tamanho e consistência dos miomas.
Mais um motivo para procurar seu ginecologista! Lembrem-se, a rotina não é apenas um Papanicolaou, TPM, anticoncepcional, menstruação descontrolada, inchaços, espinhas, colesterol, controle de peso, dor nas mamas… Não é fácil ser mulher, ainda mais nos dias de hoje!