O trabalho sobre câncer do endométrio realizado pela Dra. Andressa Teixeira e premiado pelo SBCO (Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica) recebeu destaque entre a comunidade internacional.
Somente em março deste ano, a médica participou do SSO (Congresso da Sociedade Americana de Cirurgia Oncológica), em Boston, e do Encontro Anual sobre Câncer Ginecológico, organizado pela SGO (Sociedade Americana de Ginecologia Oncológica), em San Diego. No primeiro, sua tese no campo do câncer de endométrio foi um dos destaques.
Câncer do endométrio em foco
O trabalho de pesquisa da Dra. Andressa, intitulado “Um escore de risco pré e intraoperatório para predição de metástases linfonodais no câncer do endométrio”, foi considerado o terceiro melhor no Congresso Brasileiro em 2015. O estudo propõe um sistema de pontuação para adequar o melhor tratamento para cada paciente com câncer uterino.
A paciente seria avaliada através de exames que definem se ela possui ou não fatores de risco que aumentem a chance dela ter a doença se espalhando do útero para os linfonodos ou gânglios. Esses fatores de risco recebem pontos e a partir daí há um cálculo para esta “chance”.
Se a chance for baixa, ela pode realizar uma cirurgia mais simples. O procedimento seria com retirada de útero e ovários, menor risco cirúrgico e menos tempo de recuperação. A possibilidade de ter que realizar a quimio ou radioterapia também seriam menores.
Clínica Gineskop: aperfeiçoamento sempre para melhor atender
Participar destes congressos, aperfeiçoar técnicas e conhecimento faz parte da filosofia da equipe da Clínica Liv’in. Nestes encontros, por exemplo, a Dra. Andressa pode se atualizar e adquirir know-how sobre temas importantes que estão sempre em inovação.
Assuntos como aconselhamento genético no câncer, melhor forma de investigar metástases para gânglios nos diferentes tipos de câncer ginecológico, terapias mais eficazes e métodos mais modernos para prevenção estão sempre em voga nestes encontros.
Além de ser uma oportunidade excelente para atualização e o contato tanto com colegas brasileiros estrangeiros é extremamente enriquecedor. Os encontros permitem troca de experiências e parcerias em projetos de pesquisa, visando sempre o aperfeiçoamento da assistência para nossas pacientes.
No início de maio, a Dra. Andressa retorna dos Estados Unidos e volta a atender suas pacientes normalmente. As consultas já podem ser agendadas pelo telefone ou WhatsApp.