O tratamento para câncer de endométrio depende do estado clínico da paciente e do estágio da doença.
Quando as condições são favoráveis, a equipe médica da Liv’in opta sempre por cirurgias laparoscópicas. Elas são menos invasivas, de melhor recuperação e mais rápidas. Além de tudo, os resultados oncológicos são mais satisfatórios e estéticamente menos agressivas.
A cirurgia de câncer do endométrio
Diagnosticado o câncer de endométrio, avaliamos as condições de saúde da paciente (tamanho do útero, localização do tumor no endométrio). Também estudamos as maiores chances de sucesso da cirurgia para podermos indicar o procedimento adequado.
A análise patológica é feita no momento da cirurgia para determinarmos a extensão do procedimento. Tudo é meticulosamente calculado para maior benefício para a paciente.
Os casos em que o tumor invade pouco o corpo do útero, têm grau de diferenciação baixo e sem invasão vascular são os mais favoráveis para a cirurgia laparoscópica. Todos os demais necessitam de uma abordagem possivelmente mais complexa.
Nesses casos mais favoráveis, para controle oncológico da lesão, sugerimos a retirada do útero, tubas e ovários. Naqueles que apresentam fatores de risco aumentados, o procedimento acaba sendo mais complexo. Ou seja, há necessidade da remoção também dos gânglios da pelve e da região para-aórtica.
Com menos frequência pode ser necessária a remoção de omento (gordura próxima ao intestino grosso e estômago) e áreas do peritôneo (camada que recobre internamente a cavidade abdominal), além de outras áreas que visualmente estejam comprometidas pela lesão.
Tempo de internação
Em geral, o tempo de internação varia entre um a três dias, quando por laparoscopia (em que há melhor visualização das estruturas, menos sangramento e melhor precisão cirúrgica). Nos casos de cirurgia aberta, o tempo de recuperação é maior, podendo a paciente ficar aproximadamente cinco dias hospitalizada.
A necessidade de complementar o tratamento com radioterapia e quimioterapia é analisada em conjunto com outros especialistas da área oncológica e a paciente é acompanhada por especialistas durante todo o tratamento.